Alternativa

Empresa

O Grupo Alternativa oferece aos clientes a experiência de 40 anos de atuação no mercado de prestação de serviços de contabilidade e assessoria, com foco na construção civil e incorporação imobiliária.
Com o objetivo de atender ao cliente em todas suas demandas, realiza atendimento personalizado, através de profissionais qualificados e atualizados em suas áreas de atuação, oferecendo as melhores soluções nas áreas de contabilidade, recursos humanos, fiscal e tributária, societária, previdenciária, possuindo equipe técnica exclusiva de apoio à construção civil e patrimônio de afetação.
A expertise do Grupo Alternativa contribui para o total aproveitamento de vantagens fiscais, economia tributária, maximizando assim, o lucro da empresa.
Sob a direção do especialista Paulo Joni Teixeira, um grupo de técnicos qualificados utiliza-se das mais diversas ferramentas para a viabilização destes propósitos, oferecendo rapidez, excelência e segurança nos serviços prestados.

Para estar mais próximo de seus clientes, o Grupo Alternativa tem sua unidade Central em Porto Alegre, a Unidade Serra em Caxias do Sul e a Unidade Vale do Sinos em Novo Hamburgo, importantes centros econômicos do estado, posicionando-se no mercado como uma empresa de consultoria, treinamento e de serviços de contabilidade especializada no ramo da construção civil e incorporação imobiliária.
O Grupo Alternativa atua também na área de qualificação, oportunizando a especialização através de cursos ministrados pelo especialista Paulo Joni Teixeira, na área contábil, tributária e previdenciária, com foco na construção civil.
Na área de publicações, o Grupo Alternativa edita e comercializa uma série de livros técnicos, com foco no ramo imobiliário.

Direção Geral

O Grupo Alternativa tem em sua direção um dos profissionais mais renomados e qualificados para o atendimento do setor da construção civil.
Paulo Joni Teixeira, diretor da empresa, é graduado em Ciências Contábeis pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas-RS, no ano de 1979.
Possui especialização na área tributária fiscal, e em administração e planejamento para docentes.
É assessor contábil e tributário do Sinduscon Novo Hamburgo.
Ministra cursos em diversas entidades do setor da construção civil, entre elas Sinduscon-RS, SESCAP/PR, SESCON SC, CRC-SC, Sinduscon-NH e ainda na Caixa Econômica Federal.
Professor do curso de Pós-Graduação e Extensão da Unisinos e UCS.

Autor e coautor dos livros:

“Construção Civil – Aspectos Tributários e Contábeis” 4ª edição.
“Permuta de Imóveis- Prática Contábil e Fiscal” 1ª edição.
“Previdência Social na Construção Civil” 5ª edição.
“Previdência Social – Empreitada e Cessão de Mão-de-Obra” 1ª edição.
“Atividades Imobiliárias – Prática Contábil e Fiscal – Legislação Tributária” 3ª edição.
“Patrimônio de Afetação” – SCP e SPE – 1ª edição.
“Manual de Orientação das Retenções de Impostos e Contribuições” – 2ª edição.
“Manual de Procedimentos de Prestação de Serviços de Obras de Construção Civil” – 2ª edição.

Coordenador e professor dos Cursos:

– Patrimônio de Afetação
– Permuta e Ganhos de Capital
– SCP e SPE
– Regularização de Obras de Construção Civil
– Contabilidade
– Previdência Social
– Impostos, Contribuições e Retenções de Empresas Construtoras e suas Terceirizadas
– Contratos

Linha do tempo

A história do Grupo Alternativa se confunde com a história do seu diretor, Paulo Joní Teixeira, e tem início no ano de 1974, quando ele iniciou sua vida profissional atuando como contabilista na empresa de construção MAGUEFA.

Nesta época, nas horas em que não estava atuando na empresa, Joni costumava fazer declaração de imposto de renda para empresas de pequeno e médio porte e para pessoas físicas. Para divulgar o trabalho, fazia cartazes e colava nos postes e estabelecimentos comerciais. Ele buscava os formulários na receita federal e entregava nas casas das pessoas, com a sua propaganda oferecendo o serviço.

  • Em 1976 – Fundou a empresa JONI ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS, em Cachoeirinha. O primeiro escritório foi aberto em 26 de março de 1977, com somente um funcionário: Edson Fagundes. A sala era tão pequena que os móveis tiveram que ser feitos sob medida. Tinha três clientes: Eletro 59, empresa do irmão, CIRO Transporte, empresa do cunhado e a Vulcanizadora Cobrinha, de Wilson Kalkmann. A clientela cresceu rapidamente e em quatro meses já foi necessário buscar um novo espaço para o escritório. O novo endereço localizava-se sobre um supermercado, onde permaneceu até 1981.

  • Em 1981 – mudou-se pela terceira vez, para um andar inteiro de um prédio na rua Flores da Cunha, 1235, ainda em Cachoeirinha. O uso da tecnologia sempre foi presente no trabalho de Paulo Joni. Já no início usava a contabilidade mecanizada, não era manual. Este sistema fazia alguns cálculos automaticamente. Em 1981 adotou a contabilidade eletrônica: fazia o slipamento em planilhas e mandava processar na Sispro, que possuía um programa que atendia aos escritórios de contabilidade, porém tinham que ser enviados pelo menos 3 mil lançamentos para que o custo fosse viável. Este escritório ficava localizado sobre a Exatoria, o que trazia muitos clientes com necessidades imediatas, indicados pelo órgão. Foi um período de grande crescimento para a empresa, que já tinha em torno de 20 funcionários.

  • Em 1982 – como já atendia clientes de Porto Alegre e tendo em vista a exigência da empresa MAGUEFA de que o escritório estivesse localizado nesta cidade, Paulo Joni mais uma vez muda de endereço, passando a atender em dois conjuntos comerciais na rua Vigário José Inácio, 399, mudando a denominação social para JONITEC CONTABILIDADE. Neste período, o então diretor da MAGUEFA, sr. Milton Pantaleao, assumiu a área financeira da empresa CHALÉ, que tinha o propósito de construir 2 mil casas em Sapucaia do Sul, Alvorada e Esteio. Para atender ao aumento de trabalho, em virtude de assumir não somente a contabilidade, mas também a seleção de pessoal e recursos humanos da empresa, mais uma vez o escritório de Paulo Joni muda de endereço, passando a atuar na av. Ceará 1199, numa casa. Só para atender ao departamento pessoal da CHALÉ, haviam 30 funcionários. Tudo era feito manualmente, em máquinas de escrever com carrinho bem largo. Os pagamentos aconteciam todas às sextas-feiras, em envelopes adquiridos na Livraria do Globo. A casa ficou pequena e lá foi o escritório para a rua Dom Pedro II, 1253, tudo isso ainda em 1982. Permaneceu neste espaço por dois anos.

  • Em 1984 – a empresa teve sua primeira crise financeira, em virtude das dificuldades enfrentadas pelo cliente CHALÉ, como consequência da falência dos bancos Maisonave, Sulbrasileiro e Habitasul. Funcionários foram dispensados permanecendo ainda em torno de 15. E o endereço mudou para a av. Farrapos, 4263. Com a crise, Paulo Joni decide não concentrar mais seus serviços em apenas um grande cliente. O nome da empresa passa a ser MATEP Empreendimentos e Participações e as atividades seguem neste local até 1995.

  • Em 1995 – em julho deste ano, a empresa passa a chamar-se ALTERNATIVA e muda o endereço para o local onde encontra-se atualmente, na Av. São Paulo, 822, bairro São Geraldo, chegando a ocupar três andares deste prédio.

  • Em 2012 – com a abertura da Alternativa Serra, em Caxias do Sul, e da Unidade Vale do Sinos, em Novo Hamburgo, a Unidade Porto Alegre passa a ocupar dois andares.
  • Em 2013 – a realização de um sonho: a Alternativa Serra torna-se viável graças a continuidade de um trabalho que Paulo Joni já vinha realizando para uma empresa construtora local, onde os lançamentos eram feitos (digitados) no escritório de Porto Alegre. Somente em janeiro de 2015 foi aberto oficialmente o escritório da Alternativa Serra em Caxias do Sul.

Especialidades

O Grupo Alternativa possui três unidades de atendimento, em regiões estratégicas, possibilitando a proximidade com um maior número de clientes.

  • Alternativa Porto Alegre
    Atendimento focado no setor da construção civil e incorporação imobiliária.
  • Alternativa Vale do Sinos – Novo Hamburgo
    Atendimento focado no setor da construção civil e incorporação imobiliária.
  • Alternativa Serra – Caxias do Sul
    Atendimento focado no setor da construção civil, incorporação imobiliária, agronegócio, hotelaria, indústria, comércio e serviços.